Espiritismo em geral

Qual a diferença entre umbanda e espiritismo kardecista?

A crença nos espíritos e na mediunidade produziu várias religiões pelo mundo. No Brasil, três se destacam e acabam gerando confusão para quem não sabe diferenciá-las.

O kardecismo, a umbanda e o candomblé são religiões com poucas coisas em comum e possuem matizes e histórias muito distintas.

Mas se aproximam quando o assunto é a mediunidade e os espíritos, já que para as três há um contato com a espiritualidade e os desencarnados.

Espiritismo e umbanda | Principais diferenças

espiritismo umbanda candomblé

O Candomblé tem origem africana e foi trazido ao Brasil pelos escravos. Sua base são as leis da natureza, cujas forças são equilibradas pelos Orixás.

A religião possui uma mitologia rica, que demonstra a profundidade de sua cultura, que usa adornos, músicas, rituais, vestes, comidas e bebidas especiais como determina o Orixá.

Já o Kardecismo tem esse nome pelos ensinamentos codificados por Allan Kardec e seus livros sobre espiritismo. Não utiliza aparatos para seus rituais, apenas orações que seguem uma conexão direta entre o plano físico e o espiritual.

A Umbanda é uma religião 100% brasileira, criada pelo médium Zélio de Moraes. Sua base é uma mistura entre o catolicismo, o espiritismo e o candomblé, que inspiram suas vestes, ritos, cânticos e até santos e orixás, que no umbandismo fazem uma ligação entre os católicos e candomblecistas.

Leia também:

 

A riqueza da cultura umbandista

As Sete Linhas de Umbanda acomodam os Orixás, Santos, Anjos e Arcanjos e Entidades Espirituais, aos sete dias da semana e respectivas cores, pedras e ervas.

Elas são a base da Linha Branca da Umbanda e são divididas em:

  • 1ª Linha Oxalá
  • 2ª Linha Ogun
  • 3ª Linha Oxossi
  • 4ª Linha Xangô
  • 5ª Linha Iansã
  • 6ª Linha Iemanjá
  • 7ª Linha Exu

A algumas variações sobre as sete linhas, principalmente sobre a sétima, que em geral tem associação com as entidades da Linha Negra formada por Exus e tratam de demandas.

Na Umbanda, todos os orixás são de fundamental importância, mas Oxalá, Xangô, Oxossi, Ogun, Iemanja, Iansã e Oxun estão presentes em praticamente todas as correntes da religião. Oxalá é a divindade máxima, abaixo somente do Deus Supremo Olorum. Na associação com a igreja católica ele é Jesus.

 

Vídeo | A diferença entre a umbanda e o espiritismo