Doutrina espírita para iniciantes, origem, vidas passadas e resumo
Doutrina religiosa com base na mediunidade, o espiritismo surgiu quando o pedagogo francês Allan Kardec publicou “O Livro dos Espíritos”, em 1857. A obra foi complementada por outros títulos que são considerados os livros básicos da doutrina espírita: “O Céu e o Inferno”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, e “A Gênese”.
Além dessas obras, fazem parte da literatura base da religião espírita os livros “O que é o Espiritismo?” e “Obras Póstumas”, ambos também psicografados por Kardec.
A doutrina espírita, apesar de não ser reconhecida como ciência, é interpretada por seus seguidores como uma doutrina científica-filosófica-religiosa, cujo foco se dá no aperfeiçoamento moral e espiritual, baseando-se no conceito de karma e reencarnação.
No espiritismo, acredita-se em um único Deus e a comunicação com os espíritos é feita por meio de médiuns, que fazem uma espécie de ponte entre o plano material e o espiritual.
Princípios básicos da doutrina espírita
Em suma, a religião espírita propaga os seguintes conceitos: a existência de Deus, a imortalidade do espírito e a comunicação entre os seres encarnados e desencarnados, buscando aperfeiçoamento pessoal e coletivo (conhecido também como reforma íntima).
No espiritismo, acredita-se que nós nascemos na Terra para evoluir e, de alguma forma, compensar erros cometidos em vidas passadas, usando o livre arbítrio de maneira responsável e caridosa para tal.
Ainda sobre os médiuns, na doutrina espírita a crença é de que essas pessoas são dotadas de uma capacidade maior de canalizar a energia espiritual para a matéria – energia essa que pode ser voltada para trabalhos de cura, por exemplo.
Leia também:
Considerações finais sobre a doutrina espirita
Sendo assim, a mediunidade é encarada como uma missão a ser cumprida em prol da comunidade, e não como um dom que torna o médium alguém especial por conta disso.
Por isso, centros espíritas que seguem a linha Kardecista realizam atendimento espiritual gratuitamente, uma vez que esse acolhimento é um dever do médium encarnado.
Diferentemente de como acontece em outras religiões, no espiritismo não há sacerdotes, e também não são veneradas imagens.
Normalmente, os centros espíritas possuem estrutura e decoração que remetem à humildade e simplicidade, podendo ter algumas flores e imagens de Jesus compondo a decoração.
Vídeo | Doutrina espírita para principiantes (completo)